Guest post por Daniel Belalian >>
A gestão financeira de todo e qualquer tipo de empresa é tão ou até mesmo mais importante do que a atuação e prestação de serviços que ela exerce. Por isso, é fundamental estar sempre atento a todos os tipos de questões monetárias de um negócio.
Ter amplo conhecimento sobre as atividades exercidas pela empresa não é o bastante quando não há um domínio total das finanças do empreendimento.
Embora muita gente não acredite, dirigir uma empresa não é uma tarefa fácil. Muitas vezes gestores definem metas e planos para que seu negócio cresça, mas não conseguem cumprir o que foi planejado. Dessa forma, pode-se afirmar que erros de gerenciamento estão sendo cometidos.
No momento em que uma empresa não tem e/ou então não alcança um desempenho almejado, é um sinal de que o modo com que as finanças estão sendo geridas deve ser revisto. A gestão financeira empresarial é de suma importância para que o empreendimento tenha sucesso. Erros nesse processo comprometem a saúde financeira e instalam o caos em todo e qualquer tipo de empresa.
Foi por isso que preparamos esse texto, para que você saiba quais erros não pode cometer quando estiver gerenciando sua empresa. Confira os 5 principais e evite-os.
1. Não controlar o fluxo de caixa
Não ter conhecimento de quanto entra ou sai do caixa da sua empresa é um erro terrível que não deve ser cometido. Controlar o fluxo de caixa permitirá que o empresário tenha conhecimento do que ainda há a receber e a pagar, evitando multas e também tarifas desnecessárias.
Um gerenciamento correto de caixa fornece informações importantes para que os próximos passos da empresa sejam planejados de modo correto e adequado. Uma dica básica e fácil para controlar o fluxo de caixa é fazer uma conciliação bancária.
2. Não ter conhecimento de estoque
Possuir controle sobre os produtos em estoque determina os preços dos produtos que estão à venda, uma vez que é necessário ter conhecimento sobre a data de validade e quantidade de cada item, além de outros aspectos.
Além disso, é preciso saber quanto espaço há disponível, para que novos produtos sejam adquiridos, auxiliando, assim, o andamento das operações do estabelecimento. Conhecer o estoque minimiza os custos de armazenamento e potencializa as compras.
3. Vender produtos com preços errados
Estudar os preços dos produtos é tão importante quanto precificá-los. Colocar preços elevados pode afastar os consumidores e deixar os níveis de estoque altos. De modo contrário, precificar abaixo do preço real, pode levar os consumidores a acreditarem que seu produto é inferior. Por isso, ter conhecimento de precificação é fundamental.
4. não planejar o futuro financeiro da empresa
Estimar o potencial da empresa e realizar comparações com o que já foi feito é parte de um aprendizado de gestão. Sendo assim, planejar os rumos que o negócio deve seguir a médio e longo prazos é fundamental para um futuro de sucesso.
5. Não reinvestir o lucro
Otimizar os lucros e reinvesti-lo na própria companhia é uma maneira de evitar que ela se torne obsoleta. Maquinário moderno, inovações em softwares, reformas pontuais são itens necessários para otimizar o funcionamento e promover crescimento de todo e qualquer negócio.
Quando o assunto é gestão financeira todo cuidado é pouco. Portanto, muita atenção! Se você não cometer os erros aqui citados, as chances de prosperar são grandes.
Gostou das dicas? Então compartilhe esse artigo para que mais pessoas evitem erros de gestão em suas empresas.
Fonte da imagem: Nibo
Daniel Belalian é especialista em empreendedorismo, gerenciamento e colunista do .