Comunicação e Tendências - de Alana Brinker
16
jan
2010

Afinal, o que é Endomarketing?

Por >>

Há duas semanas, estava sentada no banco de um shopping lendo Endomarketing de A a Z (da Analisa Brum), quando um senhor, aparentemente com mais de 60 anos, aproximou-se de mim e perguntou:

– O que é Endomarketing?

Neste momento fiquei surpresa, mas pensei: por que não explicar? Então, procurando ser o mais sucinta possível, lá fui eu:

Endomarketing é o emprego de estratégias geralmente utilizadas pelo Marketing, só que com o objetivo de difundir informações para o público interno da empresa (funcionários, terceirizados, acionistas, fornecedores, …), e não para os clientes. Por exemplo, ao invés da gente apenas mandar um e-mail ou uma circular (citei este exemplo porque lembrei que a utilização da Intranet é recente no mundo empresarial) para todos os funcionários contendo uma determinada  informação em forma de texto, criamos uma campanha, elaboramos cartazes, folders, uma matéria na revista da empresa etc. Enfim, Endomarketing é o emprego de recursos que deixam a Comunicação Interna mais atraente, para facilitar o entendimento e a memorização das informações.

– Ahhh, claro. Endo significa para dentro, algo interno. Mas este termo é novo, né guria? Eu nunca ouvi falar disso.

– É, ele é recente sim.

– E tu já trabalhou ou trabalha com Endomarketing?

– Sim.

– Tu trabalha?

– Aham.

– E na empresa em que tu trabalha tem isso?

– Tem. Aliás, penso que todas as empresas deveriam trabalhar com isso também.

– Ah é? Por quê?

– Porque a prática de ações de Endomarketing, quando bem planejadas e alinhadas com os objetivos empresariais, ajuda as pessoas que trabalham na empresa a sentirem-se parte dela, a estarem mais bem informadas e, consequentemente, a sentirem-se mais valorizadas e motivadas. Isso é muito importante, porque a motivação sempre reflete na qualidade do serviço, e isso aparece para os clientes.

– É, com certeza! Sabes que já trabalhei na ADVB e tive muito contato com Marketing. Por isso perguntei o significado do título do teu livro.

A conversa prosseguiu por mais alguns minutos, até chegar o horário do meu compromisso. Mas, com certeza, assim como este senhor, muitas pessoas ainda não sabem o que é Endomarketing. Para falar a verdade, nem sabem ao certo o que é Marketing.

Caro leitor, inspirada nesta conversa, inicio hoje a série de posts que tentarão esclarecer dúvidas e promover o debate sobre o significado e a importância do Marketing e de seus desdobramentos (Buzz, Guerrilha, Direto, Luxo, …). Acompanhe semanalmente o blog e deixe suas sugestões, opiniões e críticas!