Por Tauana Jeffman >>
Se você me perguntasse “O que é consumo?” eu teria várias respostas diferentes, mas talvez lhe dissesse que isso depende da perspectiva. Vou esclarecer. A palavra consumo deriva do latim consumere, que significa “usar tudo, esgotar, destruir”. O termo inglês consummation, por sua vez, significa “somar e adicionar”. Barbosa e Campbell (2006, p. 22) constatam que no Brasil, e de um modo geral em todo o mundo, a utilização do termo aproxima-se essencialmente da primeira definição, adquirindo um sentido negativo.
Mas como eu entendo o consumo por meio da perspectiva da antropologia, calcada nos estudos da Cultura Material, eu diria que consumo é como “toda e qualquer sociedade faz uso do universo material a sua volta para se reproduzir física e socialmente”, utilizando sem pudores a explicação dos autores. Logo, não vejo o consumo como algo negativo, mas, contudo, entendo o consumo como um campo muito além do sistema de compra e venda. Esse sistema, especificamente, é bombardeado constantemente por críticas. E faz jus, eu diria. Deste modo, segue uma lista de documentários e filmes que podem nos auxiliar a compreender o lado “obscuro” do consumo. Este é ponto de intersecção dos vídeos apresentados aqui: além do foco, eles compartilham e mostram a face oculta do ato de consumir.
Documentários
The True Cost
Ano: 2015
Descrição: Ao abordar o “fast-fashion” o documentário reflete sobre os prejuízos que a indústria têxtil gera ao planeta. Reflete sobre as péssimas condições de trabalho e a “verdadeira” origem daquilo que vestimos e calçamos. Reflexão mais que necessária em uma época na qual grandes marcas ainda se beneficiam de trabalho escravo ou trabalho infantil. Infelizmente, o documentário não está disponível no YouTube, mas pode ser assistido na Netflix.
Muito além do peso: Obesidade, a maior epidemia infantil da história.
Ano: 2012
Descrição do YouTube: Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.
A história secreta da obsolescência programada
Ano: 2010
Descrição: Você já reparou que as coisas possuem uma vida útil cada vez mais curta? Que muitas vezes um produto precisa de uma peça para ser consertado mas a tal peça não é mais vendida? Essas questões são esclarecidas quando conhecemos a obsolescência programada: a grosso modo, um tipo de cronômetro para que as coisas estraguem e, consequentemente, sejam repostas por um exemplar novo. O documentário reflete sobre esta questão, mostrando as consequências danosas de tal prática amplamente utilizada pelos fabricantes.
Criança, a alma do negócio
Ano: 2008
Descrição do YouTube: Este documentário reflete sobre estas questões e mostra
como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.
O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes.
A história das coisas
Ano: 2007
Descrição do YouTube: Neste vídeo você vai entender os cinco estágios da economia — extração, produção, distribuição, consumo e descarte — expondo os impactos causados por esse sistema na natureza, sociedades e nos seres humanos, descrevendo os custos reais (que geralmente não chegam aos olhos do consumidor) das coisas que utilizamos. Você já parou para pensar de onde vem o algodão da camiseta que está utilizando? Como ele é extraído? Que toxinas são liberadas no processo? Onde ela é fabricada? Quanto precisou percorrer até ser comprada? Para onde vai após descartada?
A maioria dos dados e informações é referente aos Estados Unidos (mas é exposta a situação de alguns outros países em determinados pontos do livro, inclusive a do Brasil).
O prazer no consumo
Ano: 2002
Descrição do YouTube: Ambientado em shopping centers, o vídeo explora diversas características desses lugares que contribuem para a criação de uma “atmosfera consumista”. Dentro dos shoppings, é possível realizar atividades reprodutivas da vida: come-se, bebe-se, dencansa-se, consome-se mercadorias e símbolos.
Aborda também os hábitos e o comportamento dos consumidores, antes, durante e após a compra, através de imagens que ilustram não só teorias sobre o consumismo, como também as vozes dos próprios consumidores, indagados sobre os motivos que os levam a ir ao shopping e o que a compra realmente representa na vida deles.
Tudo isso, pontuado com um olhar crítico, para responder a pergunta: Para você, consumidor, além de uma necessidade, comprar é também uma forma de prazer?
Ilha das Flores
Ano: 1989
Descrição: O documentário produzido por Jorge Furtado é considerado um clássico para entender o consumo e a produção capitalista. Produzido em Porto Alegre, é um “foco no estômago” que nos faz pensar a nossa relação com o dinheiro, o consumo, lixo e as desigualdades sociais.
Filmes
O Clube da Luta
Os delírios de consumo de Becky Bloom
Amor por contrato